terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os Dominios - Nova Vaassa

Nova Vaassa
A Terra: Nova Vaasa é um domínio razoavelmente grande na parte leste do Núcleo. Próximo aos Balinoks o ter­reno é rochoso e íngreme, mas ao leste ele se abre rapida­mente em um vasto plató coberto de grama permeado com afloramentos rochosos ocasionais. Fora as árvores nas mar­gens dos rios, a madeira é escassa. Aproximadamente um quarto das terras é dedicado à agricultra. O clima é tempe­rado durante o ano inteiro e os fazendeiros conseguem fazer três a quatro colheitas de trigo, aveia e centeio por ano. O solo é rochoso e os campos limpos para a agricultura são delimitados por muros toscos de pedra. Apesar da relativa juventude de Nova Vaasa como um domínio do Núcleo, mui­tos desses muros parecem antigos. Cabanas abandonadas de pedra, sem teto, agrupadas em círculos marcam a morada de famílias esquecidas e as tumbas de uma civiliza­ção esquecida foram cavadas nas montanhas na parte norte do domínio.
Até mesmo as construções mais recentes são feitas nor­malmente de pedra. A madeira nova-vaasana apodrece em poucos anos. Por isso, a madeira usada na construção é importada de outros domínios.
A cidade de Kantora fica próximo ao centro do domínio. Ela rivaliza com Lekar em tamanho, tendo dezesseis mil habitantes, em sua maioria camponeses vivendo em condi­ções miseráveis depois de terem sido expulsos de suas ter­ras pelos impostos exorbitantes. Egertus tem mais ou menos a metade desse tamanho, com nove mil habitantes. Egertus tem sido o ponto final de caravanas de Falkóvnia e outras nações a oeste. Esta cidade cosmopolita é o centro de edu­cação em Nova Vaasa e rivaliza com Port-a-Lucine em ter­mos de cultura. Aqui ficam algumas dos melhores internatos, colégios e institutos médicos do Núcleo, como a Clínica para os Mentalmente Perturbados. Apesar de grande parte do pessoal da clínica — inclusive o pioneiro dr. Gregorian lllhousen — ter desaparecido misteriosamente há pouco tempo, ela continua sendo a melhor alternativa no trata­mento de insanidade e enfermidades mentais. As cidades menores de Liara, Arbora e Bergovitsa têm cerca de dois mil habitantes cada.
Esse domínio é conhecido por seus cavalos. As melhores montarias de Ravenloft saem de linhagens nova-vaasanas. Muitos deles vivem soltos, principalmente nas pastagens que existem nas planícies cobertas de grama do leste. Normal­mente, manadas de vinte a cinqüenta cavalos negros galo­pam livres pelos campos abertos. Alguns afirmam que à noite manadas de pesadelos voadores substituem as criatu­ras mortais que cavalgam durante o dia.
O Povo: Os nova-vaasanos são claramente divididos em uma pequena aristocracia, massas empobrecidas e uma classe média indefinida, formada por coletores de impostos, mercadores e bandidos. Os ricos são muito ricos, enquanto os pobres são muito pobres, geralmente miseráveis. O vício e violência são comuns nas grandes cidades do domínio e toda cidade possui um número descomedido de tavernas e casas de jogo.
Os camponeses e os pobres que ainda trabalham vestem- se com roupas simples pardas, normalmente cheias de remendos. Os homens usam camisas largas e calças de algo­dão, enquanto as mulheres usam blusas e pantalonas, que permitem que se cavalgue com conforto, para aqueles que são ricos o sufuciente para possuírem um cavalo. A maioria dos camponeses anda descalça, mas alguns usam botas.
Os nobres do domínio vestem indumentárias elaboradas e coloridas, num contraste berrante com as roupas usadas pelos camponeses. Os homens usam calças largas, folgadas enfiadas em lustrosas botas pretas de montaria, junto com camisas com golas e mangas bordadas com renda. As mulheres usam saias de montaria feitas de veludo, blusas finas de algodão com detalhes em renda e botas de monta­ria. O cabelo é coberto por lenços decorados com pequenas moedas e sinos dourados que unem sobre a testa.
Os homens de Nova Vaasa, desde os camponeses até os nobres, se orgulham de seus bigodes, cultivando-os longos e espessos e enrolando suas pontas. Clm bigode cheio é tido como um sinal de maturidade e virilidade.
A Lei: A aristocracia do domínio é formada por cinco famílias. Quatro dessas famílias (os Hiregaards, os Chekivs, os Rivtoffs e os Vistins) vivem em castelos nas pradarias e têm o direito de cobrar impostos dos camponeses que vivem nas margens dos rios Dnar, Borchava Mirim, Volgis e Ivlis, respectivamente. Todas essas famílias pagam um tributo para a quinta família, os Bolshniks, que vivem em um cas­telo em Kantora e controla as fazendas do rio Borchava. O príncipe Othmar Bolshnik é o atual líder político do domínio. Houve um tempo em que cada uma das famílias nobres regia o domínio por cinco anos. Entretanto, Othmar assumiu o poder há vinte e dois anos e tomou várias providências para se certificar de que sua família permaneceria no poder. Ele comanda uma numerosa cavalaria, que consiste de guerreiros de 1Q nível equipados com lorigas e clavas. Além disso, ele contratou dúzias de licantropos mercenários para servirem como seu esquadrão de elite.
As outras famílias nobres pagam seus tributos a Othmar, embora o façam com uma certa relutância. Os Hiregaards e os Chekivs apoiam a regência de Othmar; eles acham que se não tivesse a benção de Bane, Othmar não estaria no poder. Os Rivtoffs e os Vistins não estão felizes com Othmar e querem a volta do tradicional sistema rotativo. Mas nenhuma família é forte o suficiente para se opor a Othmar e seus asseclas.
Personagens Nativos: Os heróis nova-vaasanos se divi­dem da mesma forma que os camponeses. Quando um per­sonagem é da classe baixa e recebe metade do capital inicial. Esses personagens estão acostumados com acomodações pobres, portanto eles sempre são capazes de encontrar comida, alojamento e roupas pela metade do preço relacionados no Livro do Jogador. No caso de um personagem ser um membro da classe média emergente do domínio e recebe o capital inicial normal. Se o herói é membro da aristocracia e recebe cinco vezes o capital ini­cial: além disso, o jogador deve escolher a qual das famílias regentes o personagem pertence. Os personagens da classe superior precisam comprar mercadorias de qualidade exce­lente. Por isso, suas armas, armaduras e outros equipamen­tos custam 50% mais caro que os preços do Livro do Jogador. E sempre que for comprar algo ou se acomodar ele irá querer sempre do melhor(Sempre 50% mais caro)
Os heróis podem ser de qualquer classe permitida em Ravenloft. A religião oficial de Nova Vaasa é a Igreja de Bane. Os dogmas são os mesmos da igreja de Hazlan .
Todos nativos de Nova Vaasa têm uma empatia natural com cavalos.
Personalidades Notáveis: (Jma criatura bestial chamada Malken assola essas terras. Ele é conhecido por atacar e brutalizar mulheres jovens e seus maridos ou amantes, mas sempre consegue escapar da cidade sem ser percebido pela guarda.
üm dos moradores mais famosos de Nova Vaasa é o guerreiro de face austera chamado Weathermay. Ele monta um cavalo de batalha negro e se veste inteiramente de preto. Ele ronda Nova Vaasa numa busca incansável de criaturas da noite e outros malfeitores. Ele é para o homem comum o que o famoso Dr. Rudolf van Richten era para os estudiosos. Sua fama nào é devida a seu conhecimento da natureza das criaturas malignas, e sim ao talento que ele tem para destruí-las.
Encontros: Nas planícies de Nova Vaasa, o viajante pode encontrar manadas de cavalos negros galopando, com trinta ou quarenta animais seguindo a liderança de um garanhão. Depois de escurecer, pesadelos voadores os substituem, perambulando pelos campos e aqueles que forem muito azarados poderão encontrar dez ou vinte des­sas terríveis criaturas.
A maioria dos encontros é com bandidos. Os únicos pre­dadores da região são os gatos da planície. Esses felinos negros sem cauda vivem nas fendas dos afloramentos de granito e caçam à noite nas planícies. As fêmeas caçam em grupos, atacando cavalos e outros mamíferos de grande porte. A chance de um encontro é igual a 25% uma vez ao dia e duas durante à noite.

Lorde Negro de Nova Vaasa
Sir Tristen Hiregaard/Malken
Sir Tristen Hiregaard é um homem alto e musculoso, com pele morena e cabelos pretos com mechas grisalhas. Ele encera as pontas do bigode deixando-as engomadas, seu rosto tem uma expressão severa, mas um brilho de compaixão vibra em seus olhos negros. Ele parece ter pouco mais de sessenta anos, devido aos seus cabelos negros, mas na verdade ele tem noventa anos, embora tenha a vitalidade de um homem com metade de sua idade.
Tristen se veste com calças pretas largas, botas de montaria e camisas vermelhas. O lenço amarelo que usa em volta do pescoço é bordado com cavalos vermelhos e pretos. Outros lenços com faixas diagonais pretas e verme­lhas estão amarrados nos seus braços.
História: Tristen Hiregaard é o primogênito de Romir Hiregaard, um cavaleiro principesco de Nova Vaasa. Seu pai lhe ensinou as artes da cavalaria, do combate e da guerra, assim como o código de honra dos nobres, que condenava regras estritas para a interação entre campone­ses e nobres — e entre nobres e seu príncipe
Romir Hiregaard era um governante justo, honesto, mas tinha um defeito. Se imaginasse que sua jovem esposa o estava traindo, ficava insanamente furioso. Um dia ele pegou sua esposa nos braços de outro homem e, num ato passional, Romir matou os dois. Foi só mais tarde que ele descobriu que o homem estava inocentemente ensinando sua esposa a valsar.
Com suas últimas palavras, a esposa de Romir o amal­diçoou. Daquele dia em diante, ele mataria qualquer mulher que ele amasse e qualquer homem que ficasse em seu caminho. Incapaz de encarar seu ato maligno, Romir se matou e a maldição foi transferida para seu filho.
A maldição não se manifestou até Tristen se apaixonar, aos quinze anos de idade. A vítima era uma camponesa loura que trabalhava no castelo como serva. O crime foi rapidamente abafado (pois Tristen era o chefe de uma casa nobre), mas deixou cicatrizes emocionais profundas no jovem. Ele era, por natureza e por treino, honesto e com­passivo, mas gostou de matar a jovem, mesmo sentindo um remorso imenso depois.
Seis anos e nove assassinatos mais tarde — cada um dos quais lhe dera cada um dos quais lhe dera mais prazer que a sensação de amor —Tristen foi tragado para Ravenloft. Quando foi trazido pelos poderes sombrios, sua personalidade se dividiu.
Sir Hiregaard tem tendência ordeira (leal e neutra). Seu alter ego, conhecido pelo povo de Nova Vaasa como Malken, é um assassino caótico e maligno (cruel) que se ali­menta do ódio e dos ciúmes secretos de Sir Tristen, brutalizando selvagemente as mulheres que Tristen ama e matando os homens que são um obstáculo para a realização de seus desejos.
Estado Atual: Sir Tristen Hiregaard é o chefe da família Hiregaard, que controla e cobra os tributos das fazendas ao longo do Rio Dnar e na cidade de Liara. Diferentemente das outras famílias nobres, os Hiregaards tratam seus campo­neses com justiça e dignidade. Em certas ocasiões, Sir Hiregaard já chegou a mostrar bondade e altruísmo, mas é raro ele ter a oportunidade para colocar seus impulsos cari­dosos em prática. Preso ao estrito conjunto de regras que exige obediência ao seu regente e suas leis, ele recolhe cada moeda de imposto devido. Seus métodos de cobrança nunca são rudes, mas são rígidos. Além disso, ele sempre se manifesta em favor de impostos mais baixos a cada Conselho anual dos Lordes, apesar de seus argu­mentos nunca serem ouvidos. Alguns camponeses o vene­ram como seu campeão, enquanto outros o desprezam como o fariam com qualquer outro nobre.
Mesmo com sua idade avançada, Tristen é um homem que fascina as mulheres e muitas delas — tanto camponesas como nobres — disputam sua graça, pois ele as cobre com presentes caros. Ainda assim, existem aquelas que fazem tudo para evitá-lo. Afinal de contas, muitas de suas amantes tiveram mortes violentas e misteriosas, outras foram mutila­das ou espancadas até ficarem irreconhecíveis.
Sir Tristen mora no Castelo Faerhaaven com seus filhos Yorgi, Sasha e Myar (todos com pouco mais de cinqüenta anos), suas esposas e famílias. Sua esposa de um casa­mento arranjado que durou quarenta anos morreu ao dar a luz a um outro filho Mikhail. O jovem está sendo criado por seus irmãos mais velhos, que adoram o caçula como se esperaria que velhas governantas o pariam.
Aparentemente, Sir Hiregaard é simplesmente o chefe de mais uma casa nobre que tem um compromisso de fide­lidade com o Príncipe Othmar. Nem mesmo o próprio Hire­gaard sabe que ele é o lorde negro do domínio.
Toda vez que sente pontadas de ciúmes e ódio, Sir Hire­gaard ordena que seus guardas o tranquem em seus apo­sentos pessoais, na torre principal do Castelo Faerhaaven. Ali ele fica, às vezes durante dias, até seus sentimentos se acalmarem. Ele acredita ter controlado seus desejos assas­sinos desta maneira durante setenta anos e que está vivendo uma vida nova em Nova Vaasa, mas está enganado.
Na verdade, Sir Hiregaard sofre uma transformação horrenda quando está enfurecido. Seus cabelos ficam bran­cos, seu corpo se torce e se deforma, seu rosto marcado pela varíola se transforma em um esgar hediondo e seus olhos ardem com a fúria. Ele se torna o demoníaco Malken.
Malken é terrivelmente astuto e sempre escapa de sua prisão na torre. Ele toma o cuidado de retornar antes da raiva passar e Sir Hiregaard voltar. Recentemente, apesar das precauções de Malken, Tristen começou a perceber que sua tática cuidadosa para se acalmar não estava dando resultado. Muitos assassinatos têm coincidido com seus auto-confinamentos e um dos guardas chegou a admitir que entrou nos aposentos, contrariando as ordens de Tristen, e o encontrou curiosamente vazio. Conhecendo a inteligência da fera dentro de si, Tristen está procurando meios sobrenaturais para se livrar desse mal e por fim em suas paixões assassinas.
Fechando as Fronteiras: A natureza dupla de Sir Hiregaard/Malken faz com que seja impossível selar o domínio. Sir Hiregaard está lutando contra o mal que existe dentro de si e ao fazê-lo, ele rouba de seu lado mais negro alguns poderes desfrutados pela maioria dos lordes negros

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