segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reinos do Horror

Reinos de Horror
Os domínios de Ravenloft se dividem em quatro catego­rias genéricas: Bolsões, Ilhas do Terror, Aglomerados e o Núcleo. Os Bolsões são simplesmente domínios dentro de outros domínios enquanto as Ilhas do Terror são domínios separados, completamente cercados pelas Brumas. Os aglomerados normalmente contém dois a quatro domínios e também flutuam livremente nas Brumas. O núcleo é um continente com cerca de vinte domínios e dois mares. Ele é, de longe, a maior massa de terra no Semiplano.
Os Bolsões
Os Bolsões são as menores dentre as terríveis prisões de Ravenloft. Quando uma criatura é recompensada com um domínio próprio, esse domínio é quase sempre um Bolsão. Embora não existam regras que estabeleçam os limites físi­cos de tais lugares, os Bolsões possuem várias caraterísticas similares.
Um Bolsão se situa dentro das fronteiras de outro domí­nio, maior (embora, as ilhas do Mar das Mágoas e do Mar Noturno não sigam essa regra. Estas ilhas, com seus respec­tivos lordes negros, funcionam como domínios do Núcleo). Além disso, um Bolsão será sempre regido por um semi- lorde. Criaturas mais poderosas comandam regiões maiores como as Ilhas e os domínios do Núcleo. Entre os exemplos de Bolsões fixos incluem-se Davion e A Casa do Lamento.
Muitos Bolsões são de natureza efêmera. Eles aparecem de tempos em tempos, e duram o suficiente para atormentar um punhado de exploradores, desaparecendo em seguida. Se o semilorde que comanda o domínio é morto, o Bolsão entra em colapso e se desintegra. Os que estão presos no domínio, junto com o semilorde, geralmente retornam à região onde estavam antes de serem tragados pelo Bolsão.
Alguns Bolsões não estão sequer presos fisicamente a uma localização geográfica. Estes domínios móveis são cha­mados de domínios Flutuantes. Os domínios Flutuantes estão sempre dentro das fronteiras de outro domínio, mas não seguem necessariamente as leis desse domínio. Exemp­los de domínios Flutuantes são Scaena, e a Terra dos Pesadelos.

As Ilhas do Terror
Apesar de serem maiores que os Bolsões, as Ilhas do Ter­ror ainda são cercadas por todos os lados de Brumas. As Ilhas são também muito mais estáveis que os Bolsões, durando com freqüência anos ou décadas antes de se dissol­ver ou se tornar parte de um Aglomerado.
O reino em uma Ilha é geralmente composto de uma parte central, que pode ter sido um Bolsão, e as regiões geográficas ao redor. Na maioria dos casos, as Ilhas são pequenas, mas algumas são consideravelmente grandes. A Ilha de Sri Raji, antes de se tornar parte do Aglomerado das Terras Tropicais era quase tão grande quanto os domínios do núcleo.
Entre os exemplos de Ilhas incluem-se Bluetspur, Souragne e Vorostokov.

Os Aglomerados
Como conseqüência da Grande Conjunção, várias mudanças misteriosas varreram o Semiplano do Pavor. Talvez nenhuma seja tão fascinante quanto o aparecimento dos Aglomerados. Um Aglomerado é uma reunião de domí­nios que, por si próprios seriam provavelmente classificados como Ilhas do Terror. Como uma espécie de confirmação, a maioria dos Aglomerados atualmente conhecida foi forjada a partir de fragmentos que haviam sido Ilhas.
No momento, existem cinco Aglomerados conhecidos, e talvez muitos outros a serem descobertos e explorados. Os Aglomerados conhecidos são Shadowborn, das Terras Trop­icais, os Desertos Âmbar, os Cumes Ardentes e Zherisia.

O Núcleo
Os domínios do Núcleo são os mais sombrios dentre os sombrios. Na verdade, quando alguém fala a respeito do Semiplano do Pavor, está quase sempre se referindo ao Núcleo. A grande maioria dos domínios do Núcleo tem um clima moderado e uma geografia irregular, com florestas em vários pontos.
Alguns estudiosos, diante da formação recente dos Aglomerados, insistem que o próprio Núcleo seria um gigan­tesco Aglomerado. No entanto, o fato dessa região ser domi­nada pelos lordes negros, os prisioneiros mais poderosos das Brumas, indica que o Núcleo é muito mais sinistro que os Aglomerados e as Ilhas do Terror. Mais evidências de que o Núcleo é único podem ser encontradas no fato de que ele parece se concentrar em torno do domínio de Baróvia, lar de Strahd von Zarovich e o primeiro reino a surgir das Brumas.

Evolução dos Domínios
Ocasionalmente, quando prova sua natureza maligna, um lorde de domínio pode ter seus poderes aumentados. Por outro lado, sabe-se de lordes de domínio que tiveram seus poderes diminuídos. Quando qualquer uma dessas cir­cunstâncias acontece, o domínio também é transformado.
Um exemplo perfeito dessa evolução pode ser encon­trado em Daclaud Heinfroth (Dr. Dominiani). Depois da morte de Gundar, antigo lorde negro de Gundarak, Dr. Dominiani assumiu o controle do dominio. No entanto, depois da Grande Conjunção, ele não foi transformado no lorde negro de Gundarak. Em vez disso, ele foi recompen­sado com sua própria Ilha do Terror. O desprezível Dr. Dominiani viu-se transformado em um lorde, mestre de Dormínia. Nessa ocasião, seu poder se estendia apenas até os limites de seu sanatório. Com a continuação de seu "tra­balho", ele acabou se tornando um lorde negro; e seu domí­nio situado em uma ilha do Mar das Mágoas, se tornou um dos domínios do Núcleo. E interessante notar que seu domínio nunca foi um Bolsão ou parte de algum Aglomer­ado. Portanto, é óbvio que não existe nenhuma progressão rígida de um tipo de lorde a outro.
A mais recente evolução dos domínios foi a formação dos Aglomerados, que começou durante a Grande Con­junção. Muitas das Ilhas do Terror se juntaram para formar esses Aglomerados. Exatamente que forças unem duas ou mais Ilhas, ainda não se sabe. Até o momento, parece que todos os Aglomerados são compostos de reinos que têm geografia e clima semelhantes. A exceção a essa regra, contudo, parece ser o Aglomerado Shadowborn, que foi unido pela maldição que pesa sobre a linhagem da família Shadowborn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário